terça-feira, 3 de novembro de 2009

ONU diz que países não aceitarão acordo sobre clima sem compromissos dos EUA

Advertência foi feita pelo secretário-executivo da Convenção do Clima da ONU, Yvo de Boer. Brasil deve decidir nesta terça-feira (3) sobre a proposta que levará a Copenhague.
 
 
Yvo De Boer participa em Barcelona da última reunião preparatória à conferência que a ONU realizará em Copenhague, em dezembro. O encontro deverá produzir acordos "claros" que sirvam para dar continuidade ao Protocolo de Kioto, assinado em 1997 por 184 países, entre os quais não estão os EUA.

O responsável da ONU não acredita que a reunião em Barcelona, com mais de 4 mil delegados de 181 países, tenha resultados "espetaculares", mas ele confia em que ajudará a criar a "arquitetura básica" para Copenhague. O atual acordo sobre emissões de dióxido de carbono (CO2) vence em 2012 e a maior parte de seus compromissos segue vigente.

Nesse sentido, disse que os delegados só têm cinco dias de negociações para oferecer propostas concretas e viáveis para todos os Estados, tanto os ricos quanto os em vias de desenvolvimento.

As emissões per capita de gases que agravam o efeito estufa são muitos menores nos países pobres, por isso os delegados pedem ajuda financeira para reduzir a liberação poluente na atmosfera sem perder capacidade de crescimento.

De Boer afirmou que entre os aspectos fundamentais para se chegar a um acordo está um compromisso ambicioso da redução de emissões dos países desenvolvidos que, segundo o relatório de avaliação de especialistas sobre a mudança climática da ONU, deveria ser de entre 25% e 40% frente aos números registrados em 1990, e que cada país assuma objetivos individuais até 2030. 


www.epoca.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário