quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sobre as ONGs e seu campo de atuação



As instituições não-governamentais, expressão utilizada para qualificar as associações que desenvolvem ações sem fins lucrativos, cada vez assumem mais importância no desenvolvimento de politicas públicas. Programas de assistência social, luta pela garantia de direitos sociais e a denúncia de ações de degradação ambiental constituem em algumas das áreas de atuação. As empresas privadas, cientes de seu papel social, podem encontrar nessas instituições  parceiras importantes na construção de suas politicas de responsabilidade social. Mas  vamos lembrar o que é mesmo uma ONG.
Segundo Herbert de Souza, o Betinho,



uma ONG se define por sua vocação política, por sua positividade política: uma entidade SEM fins de lucro cujo objetivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia - liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade. (...) As ONGs são comitês da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham". Fonte: ABONG - O que é uma ONG.

É sempre importante buscar associações que sejam sérias e tenham tambem alem da busca pela mudança social, um compromisso com a gestão e com foco em resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário