terça-feira, 20 de abril de 2010

Gestores precisam de capacitação

Em importante evento realziado na FIEC pela Frente Parlamentar de Assistencia Social na tarde/noite de 19 de abril esteve em pauta a nova lei da filantropia e o marco legal do terceiros seto. reproduzimos aqui a importante fala do representante do Ministério Público do Ceará Leo Charles Bossard, que destacou a importancia de capacitação das instituições do terceiro setor. Este é um dos campos de atuação do Instituto Ideia 3.


Entidades defendem a capacitação de gestores que atuam no terceiro setor como um dos meios de garantir investimentos para a área


A uniformização de procedimentos internos, transparência nas administrações e a estabilidade normativa foram defendidas por entidades que atuam no terceiro setor durante Seminário Terceiro Setor - Cenários e Desafios, promovido pelo O POVO. O encontro discutiu perspectivas sobre o marco regulatório da Lei 12.101 de 2009 no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). A saída para este fortalecimento seria a capacitação de gestores, formando os chamados ``executivos sociais``.

Segundo o palestrante Leo Charles Bossard, coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Registros Públicos, das Fundações e das Entidades de Interesse Social (Caofurp), a falta de investimentos existe por ausência de projetos e organização das associações ``Os recursos existem, mas não adianta uma entidade querer apenas ajudar, tem que criar uma mentalidade de que o terceiro setor deve ser formado por executivos sociais capacitados e comprometidos com o trabalho social``, explica.

Ainda de acordo com Bossard, existem atualmente em Fortaleza cerca de 300 associações e mais de três mil fundações que amargam perdas de investimentos do capital estrangeiro nos últimos anos. ``O dinheiro social está à espera destas entidades. O problema é que faltam projetos que sejam mais do que apenas boas ações. Deve-se ter comprometimento de gestor e não mais de voluntário, que está à disposição em um dia e em outro não``, destaca.
Fonte: http://www.opovo.com.br/
20 de abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário