terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Nufarm pressiona pesquisadoras e é alvo de nota

Vejam a noticia publicada na Coluna Vertical, do Jornalista Jocelio Leal- Jornal O Povo, 01 de dezembro.
Pelo relatado podemos perceber a " responsabilidade social" de algumas empresas, como a falta de transparencia em seus negocios, além dos males provocados pelos produtos que fabricam. Um dos principios da responsabilidade social empresarial é a relação de cuidado e de investimento em seu entorno, fato esquecido por muitas organizações.


A multinacional Nufarm Indústria Química e Farmacêutica S/A (ex-Agripec) emitiu notificação extrajudicial contra a UFC e duas de suas pesquisadoras. A professora-doutora Raquel Rigotto e a enfermeira Islene Ferreira Rosa. Laudo técnico emitido por ambas revelou a existência de elementos contaminantes no entorno da fábrica da empresa em Maracanaú, com risco à saúde da população e ao meio ambiente. Para o Fórum, os atos e expressões contidas na notificação tiveram a intenção de intimidar. Seria uma evidente represália ao resultado do estudo que a UFC produziu por requisição do Ministério Público Estadual.

O Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos lançou em Fortaleza nota pública de desagravo às duas autoras do laudo. A proposta foi apresentada pelo coordenador do Fórum, o procurador regional do Trabalho de Pernambuco Pedro Luiz Gonçalves Serafim da Silva. Ele foi palestrante no II Seminário Agrotóxicos: Impactos na Saúde do Trabalhador. A nota ressalta que o estudo foi produzido de acordo com normas técnicas e metodologia próprias e que o laudo não deve ser omitido dos cidadãos sujeitos à apontada poluição. A solicitação do MP não exigia segredo de justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário