segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O que está em jogo em Copenhague II


Transcrevo a seguir trecho de artigo do teologo Leonardo Boff, talvez uma das vozes mais fortes e respeitadas quando se trata da preservação do humano, do cuidar da vida, da casa mãe , a terra.


"(..) Raramente se colocou a questão: pode uma Terra finita suportar um projeto infinito? A resposta nos vem sendo dada pela própria Terra. Ela não consegue, sozinha, repor o que se extraiu dela; perdeu seu equilíbrio interno por causa do caos que criamos em sua base físico-química e pela poluição atmosférica que a fez mudar de estado. A continuar por esse caminho comprometeremos nosso futuro.



Que se poderia esperar de Copenhague? Apenas essa singela confissão: assim como estamos não podemos continuar. E um simples propósito: Vamos mudar de rumo. Ao invés da competição, a cooperação. Ao invés de progresso sem fim, a harmonia com os ritmos da Terra. No lugar do individualismo, a solidariedade generacional. Utopia? Sim, mas uma utopia necessária para garantir um porvir (...)"

artigo completo : http://opovo.uol.com.br/opovo/politica/936957.html

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post, é um ótimo artigo. Espero que Copenhague não seja mais um momento de grandes polêmicas e pequenas conquistas. Como nos disse Leonardo Boff, precisamos bem mais que medidas imediatistas, é preciso aprender a mudar.

    ResponderExcluir