segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

A água potável talvez seja uma da questoes mais problemáticas nas proximas decadas. Sua escassez pode provocar a migração de vários povos e o conflito entre regioes e paises. Hoje trata-se de um recurso natural esgotável. Todos nós podemos fazer algo para diminuir esse impacto: Empresas implantando Sistemas de Gestão ambiental, envolvendo o reuso da agua; cidadaos podem economizar evitando o desperdicio.

VEJA A SITUAÇÃO

* 1,3 bilhões de pessoas (mais de um terço da população dos países em desenvolvimento que corresponde a 1/5 da população mundial) sobrevivem com menos de 1 dólar por dia (linha de pobreza absoluta).



* A fome mata 18 milhões de pessoas por ano sendo que 1.500 crianças morrem a cada hora vítimas dela.


* A desnutrição atinge mais de 800 milhões de pessoas com seu cortejo de doenças, desabrigo, insalubridade, etc. sendo que a cada dia aumenta em 220 mil bocas a serem alimentadas.


* Sede: 35% da humanidade carece de água potável sendo que nos países em desenvolvimento essa cifra chega a 60%.


* mais da metade da população mundial pode não ter acesso à água potável, em 2032.


* Elite de grande consumo: 20% da população mundial consome 80% dos recursos naturais do planeta (energia e matéria).


* Patrimônio das 359 pessoas mais ricas equivale à renda dos 2,4 bilhões de pessoas mais pobres (40% da humanidade).


* A população mundial é da ordem de 6,5 bilhões com provavelmente 8 bilhões em 2025, não estabilizando antes dos 12 bilhões, sendo que entre 1990 e 1955, 94% desde crescimento se deu nos países mais pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário