quarta-feira, 17 de março de 2010

Fortaleza tem sofrido com a degradação de áreas verdes e recursos hídricos, além da poluição, revela estudo

 Vejam essa problemática veiculada no jornal Diario do Nordeste.
Infelizmente os gestores públicos e a parte da sociedade parecem ainda nao estarem alertas em relação aos processos de degradação socio-ambiental

Um estudo inédito dos principais conflitos socioambientais brasileiros foi lançado em Fortaleza. O documento, intitulado "Mapa da Injustiça Ambiental e da Saúde no Brasil", funciona também como um banco de dados virtual e apresenta uma média de 15 casos de degradação por Estado.

O trabalho é resultado de um levantamento que vem sendo desenvolvido há quatro anos por uma equipe de pesquisadores da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA).

Na primeira publicação, 300 casos de violação de direitos foram listados. A maioria das denúncias apontam para a ação danosa de empreendimentos em territórios que abrigam comunidades tradicionais.

Para a coordenadora do mapa, Tânia Pacheco, o estudo atua também como uma arma política, mostra ao poder público os problemas mais graves e dá visibilidade às comunidades mais atingidas.

O professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jeovah Meireles, um dos pesquisadores que participou da validação do documento, diz que o banco de dados é uma maneira de formalizar denúncias. "Evita a personalização e resguarda os militantes da criminalização. As denúncias são articuladas com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, com as universidades", explica

Nenhum comentário:

Postar um comentário