sábado, 20 de março de 2010

Fortaleza entre as capitais mais desiguais

 
Vejam essa noticias publicada no sábado, 20 de março nos principais jornais do Ceará. 
Os dados revelam o que está a vista de todos, a profunda desigualdade social de Fortaleza. Uma cidade que convive com predios de luxo, carros importados e pessoas nas favelas se drogando ou nos sinais de transito pedindo esmolas, limpando os vidros desses mesmos carros. As politicas públicas ainda sao insuficientes para resolver esse grave problema provocado por um tipo de desenvolvimento que concentrou a riqueza e distribuiu a miséria. Veja o trecho da matéria publicada no jornal Diario do Nordeste


Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília são as cidades mais desiguais do Brasil, segundo relatório "Estado das Cidades do Mundo 2010/2011: unindo o urbano dividido"da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado ontem, no Rio de Janeiro. Comparadas às outras localidades no mundo, só perdem para três municípios sulafricanos, que lideram a lista de desigualdade. São eles: Buffalo City, Johannesburgo e Ekurhuleni.

As cidades citadas apontaram um valor de Gini, baseado na renda, superior a 0,60. Esse índice varia de 0 a 1 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade entre o que as pessoas ganham). O Brasil, no entanto, ainda é considerado pela ONU o pior da América Latina em termos de desigualdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário