sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Natal sem fome- Generosidade em prol de crianças e adolescentes

A campanha está mobilizando ações de generosidade para arrecadar livros, brinquedos e alimentos para crianças de todo o Nordeste. Em 2008, 11 mil brinquedos e 22 mil livros foram distribuídos entre 115 entidades só no Ceará


No lançamento da campanha, as crianças tiveram uma manhã animada por música, teatro e pintura(Foto: EVILÁZIO BEZERRA)

Quando chegar o Natal, as doações se tornam fonte de alegria e aprendizado para milhares de crianças em todo o Nordeste. A campanha Natal sem Fome dos Sonhos já está recebendo livros, brinquedos e alimentos, que serão entregues a entidades que beneficiam crianças e adolescentes carentes. Em 2008, 11 mil brinquedos e 22 mil livros foram distribuídos entre 115 entidades só no Ceará, que é o principal ponto de mobilização. A campanha deste ano foi lançada ontem em Fortaleza, com festa para dezenas de crianças no Passeio Público.

A ação é nacional e arrecadou 29.489 livros e 20.066 brinquedos no ano passado, beneficiando 150 entidades do Nordeste, segundo o Instituto Nordeste Cidadania (Inec), coordenador da campanha no Estado. Desde 2006, a campanha Natal sem Fome passou a arrecadar também brinquedos e livros, tornando-se ``Natal sem Fome dos Sonhos``.

Os livros doados vão compor os Espaços de Leitura, um projeto paralelo que instala bibliotecas em escolas públicas, associações comunitárias ou entidades de assistência a crianças e adolescentes, principalmente em comunidades rurais e carentes. Uma pessoa da equipe recebe capacitação para desenvolver atividades lúdicas no espaço, a fim de aproximar as crianças e criar laços com a comunidade. ``Quem já leu um livro e gostou muito, pode passá-lo adiante para que ele encante outras crianças``, sugere a coordenadora da área social do Inec, Nágela Araújo.

A Escola Irmã Dulce, em Maracanaú, foi uma das 21 instituições beneficiadas com espaços de leitura no ano passado. Antes, os alunos só tinham os livros didáticos. Agora, podem levar para casa histórias de todo tipo, conta o estudante José Airton Pereira da Silva Junior, 12. Com o novo espaço, a rotina mudou: o tempo de fazer as tarefas da escola é dividido com a leitura. Airton, que gosta de histórias de aventura e pretende ser médico, já sabe como a leitura de hoje pode ajudar no futuro. ``Ler é bom pra gente ter um trabalho melhor``, ensina.

Para receber uma biblioteca, a entidade deve comprovar sua atuação em benefício de crianças e adolescentes, ter um ambiente disponível e enviar um ofício de solicitação. A Escola Recanto Psicopedagógico, que complementa a educação de crianças com necessidades especiais, é uma das que já se inscreveram. ``Eles vão ter mais incentivo para aprender a ler``, avalia a pedagoga Leila Mariada Silva. As inscrições vão até o meio do mês de novembro.

SERVIÇO
Postos de arrecadação
Agências do Banco do Nordeste e postos do Crediamigo, unidades das redes Hapvida e Camed, Escola Vila, lojas Casablanca Turismo (veja lista completa no site). As pessoas podem solicitar o material de divulgação para mobilizar condomínios e empresas. Informações: www.inec.org.br ou pelo Telefone: 3209 9234 
fonte: www.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário