sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sustentabilidade Educar, educar e educar...



A escola é fundamental para a construção de uma sociedade sustentável. Saiba como trabalhar neste segmento em artigo da Agenda Sustentável.
O cuidado de agir, produzir e viver com um menor impacto social, ambiental e econômico é um caminho sem volta, rumo a uma nova forma de fazer as tarefas do dia a dia e, principalmente, de se relacionar com o planeta.

Quando passamos a conhecer práticas de sustentabilidade empregadas por diversas instituições e pessoas, percebemos que é fácil preservar o planeta apenas com a mudança de certas atitudes e posturas. A sustentabilidade é um assunto que apaixona. Sua prática deixa as pessoas perdidamente apaixonadas pela vida.

A Sustentabilidade nada mais é do que educação. Educação, conscientização, motivação e engajamento... E essa é uma das tarefas da escola. Nas palavras de Vitor Henrique Paro, essa relação fica ainda mais evidente: “Para que isso não se perca, para que a humanidade não tenha que reinventar tudo a cada nova geração, fato que a condenaria a permanecer na mais primitiva situação, é preciso que o saber esteja permanentemente sendo passado para as gerações subsequentes. Essa mediação é realizada pela educação, entendida como a apropriação do saber historicamente produzido. Disso decorre a centralidade da educação enquanto condição imprescindível da própria realização histórica do homem.”

Ora, se passar esse conhecimento da sustentabilidade para as novas gerações é o papel da escola, por que as principais instituições de ensino do País ainda não possuem ações cuidadosamente definidas? Além disso, essas mesmas instituições deixam de poupar significativas quantias por não preocuparem-se com a sustentabilidade de sua própria gestão. Percebo que simples ações muito efetivas, como implantar sistemas de gestão de energia e de água, conscientizar seus alunos e funcionários para um consumo cuidadoso dos insumos escolares, promover passeios junto à Natureza, a despeito de custosos roteiros turísticos, entre muitas outras, ainda são ignoradas.

Por intermédio de meu trabalho frente ao Agenda Sustentável, site com a missão de conscientizar, compartilhar e disseminar as melhores práticas em sustentabilidade para as empresas e toda a sua cadeia de valor, reuni informações para sugerir ações simples de sustentabilidade para instituições de ensino que estejam preocupadas em cumprir seu importante papel com essa futura geração.

materia completa no site http://br.hsmglobal.com/notas/54955-educar-educar-e-educar
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário